25 de março de 2013

Favas

Na semana passada, recebi um telefonema que começou assim:
-Queres favas?? 
-Claro que quero!! (risos)
- Então vem apanhar vá que já me dói as costas!! (mais risos)
- Já estou a ir!! (fim da chamada) 


E lá fui eu, toda lampeira apanhar favas.. Moral da história, andei 2 horas a apanhar favas eh eh eh para mim e para mais umas 10 pessoas.. Mas foram duas horas passadas em muita brincadeira e boa disposição.. É a vantagem de morar a 10 minutos do campo.. 



Cá estão as ditas..


Aqui já ao lume no tacho..


Já prontinhas a servir..


O prato do Marido..
(pois porque só eu e o marido é que gostamos)

Favas de Mergulho

Ingredientes

1,5 kg favas (já descascadas)
1 chouriço carne
1 chouriço mouro
1 pedaço de toucinho entremeado
1 ramo de cheiro (coentros, rama d'alho, hortelã)
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
sal

Preparação
Colocar um tacho ao lume a aquecer. Juntar o azeite a cebola partida aos bocadinhos e o dente de alho. Deixar alourar e colocar os enchidos (dei uns golpes nos chouriços), o toucinho entremeado partido ás tiras largas e o ramo dos cheiros (atado com fio de cozinha). Tapar o tacho e deixar ferver para suar um pouco. De seguida juntar as favas, o sal e um copo com água quente. Deixar cozer bem durante uns 20 minutos, até as favas estarem tenrinhas.
Servir quente.
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário